Todo transtorno alimentar nasce de uma dieta rígida

Se as dietas funcionassem as pessoas estariam magras e felizes como na mídia da alegria imposta nos comerciais. Mas comer é muito mais que contar calorias e seguir rigorosamente um regime alimentar.

A alimentação deve aliar saúde e prazer, respeitar a intuição e ter jogo de cintura nas situações sociais faz a vida mais doce, temperada e suave.

Algumas situações têm gerado o aumento dos transtornos alimentares, resistência ao desejado emagrecimento e muita frustração:

  • A relação proibitiva com alimentos, sem a presença de alergias, intolerâncias ou sintomas que justifiquem a exclusão, gera uma situação de estresse e a chance de exageros no consumo aumenta significativamente.
  • Estabelecer um limite rígido durante os dias úteis e liberar tudo no final de semana.
  • A vaidade ou problemas de saúde são gatilhos para o interesse na melhora da qualidade da alimentação.

O primeiro passo é aprimorar a relação com comida e corpo, estabelecendo um consumo consciente, flexível com a intuição e desejos do corpo.

A percepção do como e porque se come é o próximo passo, diferenciar a fome física e emocional é um marco para estabelecer um consumo consciente e intuitivo.

O envolvimento no preparo dos alimentos torna o processo mais gostoso, na mesma rotina alimentar pode entrar um novo sabor como crepioca e suco verde, os quais não fazem parte da nossa história, mas são apreendidos , assim como ocasionalmente deve entrar na dieta pastel de queijo .

A comida conforto, aquilo que faz parte da sua memória sempre terá um valor emocional e deve ser respeitado.  A valorização do prazer em comer bem inclui a promoção do comer de acordo com os sinais de fome, saciedade e satisfação.

Aliar saúde e prazer na rotina é comer sem culpa e medo. Perceber e entender o próprio corpo e suas necessidades é algo que você percebe e o nutricionista lhe auxilia em soluções personalizadas para o seu sucesso.

Comer é um ato que deve ser percebido em seus aspectos: composição, motivos e forma de comer. Vai muito além de seguir dietas de moda, culto a magreza, necessidade de não ficar doente ou cura de doenças crônicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvimento: Dr Computador | Fone: (41) 99667.2018.